A MOSTRA

Mostra Museu: Arte na Quarentena une artemúsica e tecnologia como dispositivo a serviço de aproximar público, obra e artista na plataforma multimídia do projeto  e uma exposição a céu aberto.

Estruturado como um projeto híbrido – online e offline -, a Mostra Museu traz uma intersecção entre artes visuais com recorte mundial e a produção musical brasileira, e visa dar luz à produção artística realizada durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Além disso, propõe reflexões sobre sentimentos e percepções do que estamos vivendo.

Para o eixo de artes visuais, a Mostra recebeu as inscrições via convocatória de trabalhos produzidos a partir de 12 de março de 2020 – dia que foi decretado estado de calamidade pública pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em dois formatos finais: vídeo e imagem – que apresentam em si diferentes linguagens: criações digitais, desenho, design gráfico, pintura, fotografia, grafite, poesia visual, vídeo arte, colagem, instalação, performance, body art, entre outras manifestações híbridas.

A seleção feita pela curadoria da Mostra, composta por Ana Carolina Ralston e The Covid Art Museum (CAM), foi realizada em duas etapas: a primeira seleção com base no acervo do CAM, enquanto a segunda via inscrições realizadas através das nossas plataformas.

Ao todo foram mais de 1.200 inscritos de 40 países diferentescerca de 200 trabalhos foram selecionados junto aos depoimentos do artistas que contam sobre os seus processos de criação durante a pandemia, e a concepção dos trabalhos

Para o eixo de musica, a convite do curador Pedro Henrique França, artistas contemporâneos da cena musical brasileira que criaram inspirados neste período, integram a coletânea do Mostra com seus novos trabalhos. As playlists e videoclipes são divididas nas categorias Lado A: Agora Presente, focada em artistas consagrados que se reinventaram durante a pandemia;  e Lado B: Olhar no Futuro, centrada em novos talentos.

O acervo da Mostra Museu: Arte na Quarentena está disponível integralmente aqui na plataforma do projeto, no Spotify e em exposições que acontecem nos mobiliários urbanos em espaço público, onde o público através de código QRcode tem acesso a todo o conteúdo.

SUSTENTABILIDADE: CO2 neutro e projetos apoiados

A Mostra Museu : Arte na Quarentena é um projeto neutro em Co2.

Desde o início de sua produção são quantificadas e compensadas as emissões de CO2 referentes ao consumo de energia de todos os envolvidos na produção e realização da exposição, assim como direcionamos apoio financeiro a iniciativas com foco no meio ambiente.

Ficar atento aos nossos hábitos é essencial para entendermos onde e como podemos contribuir para que este impacto seja cada vez menor.

Para que haja uma mudança nesse sentido, esta auto observação deve ser permanente em todas as esferas de nossas vidas.

Desejamos, dessa forma, que o rastro deixado pela Mostra Museu: Arte na Quarentena seja em sua essência o da arte e da transformação.

CRÉDITOS

Direção Geral: Chiara Paim Battistoni

Curadoria Artes Visuais: Ana Carolina Ralston

Co–curadoria Artes Visuais: The Covid Art Museum

Curadoria Musical: Pedro Henrique França

Produção Executiva: Raquel Leite e Marília Pasculli 

Produção: Beatriz Farinelli e Maria Eduarda Mota

Identidade Visual: Oscar Nunes e Cubo 4D

Colaboração eixo Música: Patrícia Lieutaud

Conteúdo Audiovisual: Pílula Filmes

Plataforma Multimídia: Paulo Fehlauer

Mídias  Sociais: Carolina Bastos

Tradução: Liz Miller, Maria Alejandra Yacovodonato e Katia Minardi

Assessoria de Imprensa: A4&Holofote

Neutralização de Carbono: Eccaplan

Idealização e Realização: Amarello Projetos Integrados

REALIZAÇÃO

Amarello Projetos Integrados planeja, produz e cria projetos em diversos formatos e desta forma dá vida a iniciativas como a Mostra Museu: Arte na Quarentena, entre outras tantas.

Trabalhamos com um time multidisciplinar para cada projeto, pois enxergamos na diversidade de pessoas e formatos o potencial estratégico e criativo que atribuem autenticidade ao que nos propomos a realizar.

Quer criar algo novo, reciclar uma ideia ou engajar pessoas?

Nos chame: www.amarelloprojects.com